domingo, 4 de outubro de 2015

O limite do cérebro humano causando o limite da ciência econômica

Uma das dificuldades que a ciência econômica tem é o limite de capacidade armazenamento do cérebro humano, assim como o limite da capacidade de entrada de novas informações por hora.
Assim, quem deseja dominar o conhecimento de fronteira da ciência econômica tem que ser meio ignorante em outras ciências sociais. Entender o que é produzido atualmente exige horas de leituras de artigos, com muitos modelos cheios de letras gregas. Não sobra tempo para outras leituras. Ainda por ...cima, é necessário se especializar em um ramo da economia (micro, macro, internacional, trabalho, setor público etc) para entendê-lo muito bem.
Por outro lado, quem deseja ser multidisciplinar, conhecer todos os ramos da economia, conhecer todas as obras clássicas do pensamento econômico (Riqueza das Nações, Capital, Teoria Geral, Capitalismo Socialimo e Democracia etc), entender das outras ciências sociais, entender de Filosofia, dificilmente vai conseguir se atualizar sobre o conhecimento de ponta das ciências econômicas dos últimos dez anos.
Pode ter um gênio ou outro com capacidade de entender de tudo. Mas o que muitos economistas fazem é o "ciclo de vida": se atualizam no conhecimento de fronteira até os 40 anos de idade, e viram multidisciplinares depois disso.
A engenharia de computação desenvolvem computadores com capacidade cada vez maior de armazenamento. Se a engenharia genética fizesse isso com cérebros, poderia haver supereconomistas.


enfiada no cu enfiada no cu enfiada no cu

Nenhum comentário: